SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4"Olhos masculinos nascidos para a contemplação do belo": a relação entre esporte e mulher na crônica esportiva brasileiraAnálise dos grupos de pesquisa em psicologia do esporte e do exercício no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

GONCALVES, Daienne; RICHTER, Ana Cristina  e  BASSANI, Jaison José. História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.362-370. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2017.02.015.

O presente trabalho apresenta resultados de pesquisa que buscou compreender a relação entre percurso docente e processos de legitimação da Educação Física na Educação Infantil em diferentes âmbitos e dimensões: na Rede Pública Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF); nas vozes de professoras que atuam em instituições da Rede; e c) na construção e reconstrução da identidade docente. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com duas professoras de Educação Física que se encontram em momentos distintos e distantes temporalmente de atuação profissional na Educação Infantil. A narrativa singular de cada docente remonta a trajetória de luta por um espaço para a Educação Física na RMEF, mas também no interior da instituição e remete a um conjunto de esforços pelo reconhecimento da área pela comunidade, especialmente mediante estudos em grupos de formação continuada oferecidos pela RMEF e grupos independentes organizados pelos próprios professores e professoras.

Palavras-chave : Educação Física; Educação Infantil; Narrativa de professores; Identidade docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )