SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de FlorianópolisBem-estar do trabalhador docente de educação física do sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

VILARINO, Guilherme Torres et al. Análise dos grupos de pesquisa em psicologia do esporte e do exercício no Brasil. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.371-379. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2017.07.004.

O objetivo do estudo foi analisar a distribuição geográfica, evolução e produção científica dos grupos de pesquisa (GP) em psicologia do esporte e do exercício (PEE) no Brasil. Trata-se de um estudo sistemático e descritivo, de análise documental, feito na base de dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foram identificados 29 GP, a maioria nos estados de São Paulo (20,6%), Minas Gerais (17,2%), Santa Catarina (13,7%) e Rio Grande do Sul (13,7%). Os esportes mais investigados na produção científica dos GP foram o futebol e o voleibol. A ansiedade, motivação e o estresse foram os temas mais investigados pelos líderes de GP. Verifica-se ausência de estudos com análises sociológicas ou históricas da PEE. Apesar do crescimento no número de GP, principalmente na última década, as regiões Nordeste e Norte ainda carecem de GP especializados na área.

Palavras-chave : Grupos de pesquisa; Esporte; Atividade física, Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )