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Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

BOTH, Jorge et al. Bem-estar do trabalhador docente de educação física do sul do Brasil. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.380-388. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2016.01.002.

O objetivo do estudo foi avaliar o nível de associação do bem-estar do trabalhador docente de educação física a partir dos parâmetros socioambiental (satisfação no trabalho) e individual (estilo de vida) considerando o vínculo no magistério público dos estados da Região Sul do Brasil. Participaram da pesquisa 1.645 docentes, os quais responderam os instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os resultados revelaram elevado índice de professores com alto nível de bem- estar. O constructo do estilo de vida apresentou maior número de associações significativas com o vínculo estadual dos docentes, o que demonstra que os fatores ligados aos aspectos ambientais e as políticas que regem a profissão docente de cada estado interferem com maior propriedade nos componentes do parâmetro individual.

Palavras-chave : Professor; Educação física; Bem-estar; Estados.

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