SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Respostas cardiopulmonares agudas ao exercício com kettlebellCorrelação entre classificação funcional, gênero e habilidades motoras de jogadores de handebol em cadeira de rodas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

COQUEIRO, Audrey Yule; RAIZEL, Raquel; HYPOLITO, Thaís Menezes  e  TIRAPEGUI, Julio. Efeitos da suplementação com L-glutamina e L-alanina na composição corporal de ratos submetidos ao exercício resistido. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.417-423. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2017.06.003.

Foram investigados os efeitos da suplementação com glutamina e alanina na composição corporal de ratos submetidos a exercício resistido. Ratos Wistar foram submetidos, durante oito semanas, ao exercício resistido, que consistia em subir uma escada com cargas progressivas (25 a 100% do peso corporal). Nos últimos 21 dias de treinamento, os animais foram suplementados com L-glutamina e L-alanina, como dipeptídeo ou em sua forma livre (DIP, GLN + ALA ALA e grupos) ou água (grupos SED e CTRL). Exercício resistido atenuou o ganho de peso corporal e conteúdo lipídico do CTRL (p < 0,05 vs. SED) e o DIP promoveu aumento no peso do músculo tibial, bem como no teor de proteína (p < 0,05 vs. CTRL). Os nossos dados indicam que o exercício resistido, melhora a composição corporal e dipeptídeo potencializa o efeito hipertrófico muscular.

Palavras-chave : Glutamina; Alanina; Exercício resistido; Composição corporal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )