SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Efeitos da suplementação com L-glutamina e L-alanina na composição corporal de ratos submetidos ao exercício resistidoAssociação entre dependência do exercício físico e percepção da qualidade de vida no basquetebol master brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

GODOY, Priscila Samora; BORGES, Mariane; FARIA, Fernando Rosch de  e  DUARTE, Edison. Correlação entre classificação funcional, gênero e habilidades motoras de jogadores de handebol em cadeira de rodas. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.424-432. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2017.08.004.

O presente estudo teve como objetivo verificar a relação das habilidades motoras de jogadores de handebol em cadeira de rodas (HCR) com o gênero e classificação funcional. Participaram 47 atletas de HCR, 36 do gênero masculino e 11 do feminino. O estudo se caracteriza como transversal de caráter correlacional, para a avaliação das habilidades motoras foi usada a bateria de testes proposta por Costa e Silva (2011). Através dos resultados obtidos observaram-se fracas correlações entre as variáveis estudadas, o que permite concluir que o gênero e a classificação funcional não influenciam nas habilidades motoras de atletas de HCR.

Palavras-chave : Esportes para pessoas com deficiência; Habilidades motoras; Educação especial; Handebol.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )