Resumo
Este texto tem por objetivo apresentar contribuições da experiência estética para a formação inicial de professores no campo da educação física, a partir de um referencial hermenêutico (Gadamer, 2002Gadamer, 2002 Gadamer Hans-Georg. Verdade e método II: complementos e índices. Petrópolis: Editora Vozes; 2002, Tradução Enio Paulo Gianchini., 2005Gadamer, 2005 Gadamer Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Editora Vozes; 2005, Tradução Flávio Paulo Meurer.). No primeiro momento, apresentamos uma aproximação com a experiência estética gadameriana. Em seguida, abordamos a experiência estética como horizonte para a formação inicial de professores de educação física. Entendemos que a experiência estética possibilita pensar em um abrir e escutar, ampliar nossos horizontes de mundo. Ressaltamos a ideia de pensar a formação inicial de professores como um cruzamento entre as diferentes dimensões do ser humano, entre elas a dimensão estética.
PALAVRAS-CHAVE
Estética; Educação superior; Hermenêutica; Educação física