Acessibilidade / Reportar erro

Tecendo relações entre a motivação para as aulas de educação física e o Ideb

Weaving relations between motivation for Physical Education classes and IDEB

Tejer relaciones entre la motivación en las clases de educación física y el Ideb

Resumo

Os problemas relacionados ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principalmente no que se refere ao ensino de má qualidade e à estrutura física inadequada das escolas, podem interferir na motivação nas aulas de educação física.

Objetivo:

Este estudo objetivou investigar a motivação dos alunos de educação física das escolas estaduais de Maringá-PR.

Método:

Foram selecionadas duas escolas para participação no estudo, uma delas com menor e outra com maior Ideb; para análise da motivação dos alunos usou-se o questionário de Necessidades Psicológicas Básicas na Educação Física Escolar (BPNES), analisados a partir do software SPSS versão 20.0, considerando o valor de p < 0,05.

Conclusão:

Os resultados demonstraram que em geral os escolares de maior Ideb tiveram uma motivação superior na dimensão competência. Quando comparados os sexos dos participantes, não houve diferenças significativas.

PALAVRAS-CHAVE
Motivação; Educação física; Ideb

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com