SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Tecendo relações entre a motivação para as aulas de educação física e o Ideb(Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

SILVA, Walan Robert da et al. Satisfação com a vida e status social subjetivo em atletas de futsal e futebol de campo. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2018, vol.40, n.4, pp.374-380. ISSN 2179-3255.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.02.001.

O objetivo foi verificar diferenças na satisfação com a vida e no status social subjetivo entre atletas de futebol e futsal e analisar possíveis relações entre essas variáveis. Participaram 142 atletas, do sexo masculino. Foram usadas a Escala de Satisfação com a Vida e Escala MacArthur de Status Social Subjetivo. Na análise dos dados usaram-se estatística descritiva, teste qui-quadrado, teste exato de Fischer, teste U de Mann-Whitney e correlação de Spearman. Os atletas de futsal mostraram-se mais satisfeitos com a vida e o status social subjetivo. A satisfação com a vida apresentou correlação positiva com as dimensões do status. Conclui-se que os atletas de futsal do universo investigado têm uma maior percepção de satisfação com a vida e o status social subjetivo em comparação com os de futebol.

Palavras-chave : Satisfação com a vida; Status social subjetivo; Futebol; Futsal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )