SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Satisfação com a vida e status social subjetivo em atletas de futsal e futebol de campoAutopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

COELHO, Vitor Antonio Cerignoni; AQUINO, Marta Aurora Mota e; MONTEBELO, Maria Imaculada de Lima  e  TOLOCKA, Rute Estanislava. (Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2018, vol.40, n.4, pp.381-387. ISSN 2179-3255.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.013.

O objetivo deste estudo foi analisar a importância e a frequência de atividades cotidianas, dadas pelos professores de pré-escolas, em dois estados brasileiros. Eles preencheram um questionário sobre as atividades feitas pelas crianças. A maioria dos professores (90%) considerou tais atividades importantes, mas apenas 15% indicaram frequência diária de atividades físicas. As atividades que tendem ao sedentarismo foram as mais frequentes e as mais importantes e não há oferta suficiente de atividades físicas. Estratégias de intervenção e diálogo entre professores, pais, governos, bem como outros setores da sociedade, precisam ser implantadas para elevar os níveis de atividade física na pré-escola e combater o estilo de vida sedentário.

Palavras-chave : Professor de educação pré-escolar; Pré-escolar; Atividade física; Comportamento sedentário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )