Acessibilidade / Reportar erro

Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes Pesquisa apoiada pela Capes mediante bolsa de Demanda Social e CNPq mediante bolsa Pibic.

Self-perception of competence by beginners and experienced physical education teachers

Percepción de la competencia profesional de los profesores de educación física principiantes y experimentados

Resumo

A competência profissional representa a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para responder às demandas da situação de trabalho. O objetivo da pesquisa foi descrever e comparar a autopercepção de competências de professores de educação física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. A amostra foi constituída de 30 professores experientes e 32 iniciantes. Os dados foram coletados através de questionário e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. A autopercepção dos professores experientes e iniciantes se diferenciou significativamente em seis das nove áreas de conhecimento relativas ao ensino. A experiência foi uma variável discriminativa das diferenças encontradas.

PALAVRAS-CHAVE
Educação física; Competência profissional; Professores experientes; Professores iniciantes

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com