SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Programa de alongamento estático ou dinâmico não altera as respostas agudas do desempenho neuromuscular e funcional de sujeitos saudáveis: ensaio controlado randomizado e cegoRelação da força muscular com equilíbrio estático em idosos – comparação entre pilates e multimodalidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

MORATO, Márcio Pereira; MENEZES, Rafael Pombo; FONSECA, Sofia  e  FURTADO, Otávio Luis Piva da Cunha. Faster balls increase the probability of scoring a goal in female and male elite goalball. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2018, vol.40, n.4, pp.427-434. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.027.

Investigamos a influência do tempo de bola, da trajetória e do tipo de bola sobre a probabilidade de marcar gol na elite do goalball; e também o categorizamos em relação à trajetória e ao tipo de bola. Observamos sistematicamente vídeos de 1.341 arremessos masculinos e 1.304 femininos, de 20 partidas selecionadas aleatoriamente dos Jogos Paraolímpicos. Em ambos os sexos, a redução do tempo de bola foi associada a uma maior probabilidade de marcar um gol. Não houve associação para trajetórias ou tipos de bola. As categorias de tempo de bola propostas foram pensadas para ser uma ferramenta útil para treinadores e cientistas esportivos, pois fornecem valores de referência sobre quão rápido uma bola se move em relação a diferentes trajetórias e tipos de bola para cada gênero.

Palavras-chave : Paraolimpíadas; Análise de jogo; Esporte coletivo; Atletas com deficiência visual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )