SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Efeito da idade relativa sobre a seleção de atletas para as categorias de base de um clube de futebolBrincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

MACIEL, Marcos Gonçalves; SARAIVA, Luiz Alex Silva; MARTINS, José Clerton de Oliveira  e  MEURER, Simone Teresinha. Análise discursiva sobre promoção da saúde no programa academia da cidade de Belo Horizonte. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2019, vol.41, n.2, pp.163-168.  Epub 04-Jul-2019. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.007.

O objetivo deste estudo foi fazer uma análise discursiva da temática promoção da saúde considerando o corpus do site do Programa Academia da Cidade de Belo Horizonte/MG e do discurso de profissionais de educação física e alunos vinculados a ele. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso. Para a interpretação das informações adotamos a abordagem sociocognitiva do discurso. Identificamos a adoção da concepção biomédica de saúde, tanto no discurso contido no corpus analisado quanto dos entrevistados. Concluímos que há um discurso hegemônico sobre a promoção da saúde que norteia a representação social construída a respeito da temática.

Palavras-chave : Atividade física; Saúde; Discurso; Ideologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )