SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Diagnóstico do conhecimento conceitual em educação física: um estudo misto no ChileBarreiras para prática de atividade física entre mulheres atendidas na Atenção Básica de Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

PASQUALI, Dennia; RODRIGUES, Anegleyce Teodoro  e  LAZZAROTTI FILHO, Ari. Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2019, vol.41, n.3, pp.256-262.  Epub 16-Set-2019. ISSN 0101-3289.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003.

O objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos.

Palavras-chave : Educação a distância; Polidocência; Saberes docentes; Práticas corporais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )