SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Barreiras para prática de atividade física entre mulheres atendidas na Atenção Básica de SaúdeRelação entre formação inicial e ação docente: o desafio político da educação física escolar no centro do debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

SANTOS, Renata Ferreira dos; GUTIERREZ, Gustavo Luis  e  ROBLE, Odilon José. Dança para pessoas com deficiência: um possível elemento de transformação pessoal e social. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2019, vol.41, n.3, pp.271-276.  Epub 16-Set-2019. ISSN 0101-3289.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.029.

O artigo objetiva compreender o papel desempenhado pela dança na vida de pessoas com deficiência, apresentar reflexões sobre como a dança pode constituir-se num elemento de transformação pessoal e social. Foram feitas a revisão da literatura com ênfase em dança, deficiência e suas relações e a análise interpretativa baseada nas obras de Le Breton. O corpo com deficiência que ocupa espaços antes dominados pelo corpo ideal leva os espectadores a dialogar/confrontar a história desse corpo com as próprias histórias, valores e (pré)conceitos. Conclui-se que a dança pode ser um elemento de transformação pessoal e social por permitir experiências/reflexões sobre a aceitação de diferentes corpos e expressões, sem desqualificar ou menosprezar qualquer tipo de diversidade.

Palavras-chave : Dança; Atividade motora; Pessoas com deficiência; Diversidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )