SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Relação entre formação inicial e ação docente: o desafio político da educação física escolar no centro do debateRelações entre flexibilidade de membros inferiores e índice de lesões em modalidades de resistência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

BUENO, Carlos Alberto; JINXIANG, Du  e  CAPRARO, André Mendes. Considerações acerca de representações de práticas corporais nas obras confucianas Registro dos ritos e Discursos. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2019, vol.41, n.3, pp.284-289.  Epub 16-Set-2019. ISSN 0101-3289.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.035.

Em meio às obras que tomam parte no corpo de conhecimentos produzido pelo confucionismo figuram o Registro dos ritos (Liji) e Discursos (Zhonglun). No presente estudo, buscamos investigar como manifestações da cultura corporal são apresentadas nas referidas obras e o que tais formas de atividades poderiam representar frente ao processo formativo de um indivíduo no contexto de produção desses escritos, conforme o prisma confuciano. Foram identificadas como relevantes para essa discussão informações a respeito da prática de arquearia, presentes no Registro dos ritos, assim como o conceito das Seis Artes, presente na obra Discursos.

Palavras-chave : Confucionismo; Cultura corporal; Arquearia; China.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )