SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Considerações acerca de representações de práticas corporais nas obras confucianas Registro dos ritos e DiscursosEfeitos de oito semanas de destreinamento sobre parâmetros cardiovasculares em mulheres idosas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

NORBERTO, Matheus Silva  e  PUGGINA, Enrico Fuini. Relações entre flexibilidade de membros inferiores e índice de lesões em modalidades de resistência. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2019, vol.41, n.3, pp.290-297.  Epub 16-Set-2019. ISSN 0101-3289.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.05.003.

O objetivo deste estudo transversal foi analisar as possíveis relações entre a flexibilidade de membros inferiores com histórico de lesões em modalidades de resistência: ciclismo, corrida, natação e triathlon. Vinte atletas de cada modalidade foram submetidos a um questionário e posteriormente a uma avaliação da flexibilidade por meio da goniometria que investigaram articulações que compreendem movimentação de quadril, joelho e tornozelo. Foram encontradas relações significantes entre a flexibilidade e o histórico de lesões. Essas relações foram positivas para corrida e triathlon e negativa para corrida. Também foi evidenciado que a flexibilidade específica de algumas porções referente a membros inferiores tem relações positivas e negativas com o histórico de lesão em regiões específicas do corpo. Conclui-se que a flexibilidade pode ter tido influência no histórico lesivo do praticante e essa relação é diferente entre modalidades de resistência.

Palavras-chave : Maleabilidade; Lesões; Esportes; Medicina esportiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )