Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos de oito semanas de destreinamento sobre parâmetros cardiovasculares em mulheres idosas Projeto financiado pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (Fapema-BM-01486/13). Luís Ângelo Macêdo Santiago é Docente do Departamento de Medicina da UFMA/Pinheiro.

Eight-week effects of detraining on cardiovascular parameters in elderly women

Efectos de 8 semanas de falta de entrenamiento sobre los parámetros cardiovasculares de mujeres mayores

Resumo

Foram avaliados os efeitos do destreinamento sobre parâmetros cardiovasculares em idosas. Idosas foram submetidas a oito semanas de treinamento resistido seguidas de oito semanas de destreinamento. Foram avaliadas nove mulheres idosas (idade 62 ± 2,30). Foram feitas coletas de sangue venoso periférico e avaliação da composição corporal antes do início de treinamento, após o treinamento e após a fase de destreinamento. Não houve aumento significativo da PCR na fase de destreino, porém observamos alterações negativas para colesterol total e composição corporal, representada pelo peso gordo. Os resultados sugerem que oito semanas de destreinamento não aumentaram significativamente a PCR, porém influenciaram negativamente em outros parâmetros relacionados aos riscos cardiovasculares, como valores antropométricos e bioquímicos representados pelo colesterol total e massa gorda, respectivamente. De fato, a continuidade do treinamento físico é essencial para adquirir e manter uma boa saúde, caso contrário os benefícios alcançados regridem aos valores iniciais.

PALAVRAS-CHAVE
Destreinamento; Proteína C-reativa; Risco cardiovascular; Teste de sangue

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com