SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Relações entre flexibilidade de membros inferiores e índice de lesões em modalidades de resistênciaDescrição de 18 semanas de treinamento integrado sobre a velocidade de deslocamento em atletas brasileiros de futsal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

SANTIAGO, Luís Ângelo Macêdo et al. Efeitos de oito semanas de destreinamento sobre parâmetros cardiovasculares em mulheres idosas. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2019, vol.41, n.3, pp.298-307.  Epub 16-Set-2019. ISSN 0101-3289.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.05.009.

Foram avaliados os efeitos do destreinamento sobre parâmetros cardiovasculares em idosas. Idosas foram submetidas a oito semanas de treinamento resistido seguidas de oito semanas de destreinamento. Foram avaliadas nove mulheres idosas (idade 62 ± 2,30). Foram feitas coletas de sangue venoso periférico e avaliação da composição corporal antes do início de treinamento, após o treinamento e após a fase de destreinamento. Não houve aumento significativo da PCR na fase de destreino, porém observamos alterações negativas para colesterol total e composição corporal, representada pelo peso gordo. Os resultados sugerem que oito semanas de destreinamento não aumentaram significativamente a PCR, porém influenciaram negativamente em outros parâmetros relacionados aos riscos cardiovasculares, como valores antropométricos e bioquímicos representados pelo colesterol total e massa gorda, respectivamente. De fato, a continuidade do treinamento físico é essencial para adquirir e manter uma boa saúde, caso contrário os benefícios alcançados regridem aos valores iniciais.

Palavras-chave : Destreinamento; Proteína C-reativa; Risco cardiovascular; Teste de sangue.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )