SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Treinamento físico aquático melhora capacidade funcional e aptidão física em mulheres com obesidade graus II e IIIA suplementação de glutamina influencia o aparelho secretor dos cardiomiócitos do átrio direito de ratos idosos submetidos a treinamento de resistência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

COUTO, Diego Antônio Cândido et al. Nível insuficiente de atividade física se associa a menor qualidade de vida e ao estudo noturno em universitários do Distrito Federal. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2019, vol.41, n.3, pp.322-330.  Epub 16-Set-2019. ISSN 0101-3289.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.017.

A prática de atividade física (AF) é essencial à saúde e à qualidade de vida (QV).

Objetivo:

Avaliar o nível de atividade física (NAF), a QV, fatores antropométricos e socioeconômicos em universitários do Distrito Federal.

Métodos:

Foram avaliados aleatoriamente 392 voluntários (43,6% homens). Empregaram-se os questionários IPAQ, WHOQOL e de tempo sentado (TS). Foram avaliados preditores do NAF com o emprego de regressão logística, assim como da QV estratificada por sexo, turno, NAF e renda.

Resultados:

Dos pesquisados, 51,4% eram insuficientemente ativos (IA) e mostraram menor QV do que os ativos (AT), nos domínicos físico (DOMF) e psicológico (DOMPS) (p < 0,05). Não houve associação do NAF com gênero, idade, estado civil, tabagismo e renda (p > 0,05). Menor NAF associou-se com maior TS e com aulas no turno noturno. A proporção de universitários IA foi elevada e se mostrou associada com menor QV no DOMF e DOMPS, elevado TS e com estudo noturno.

Palavras-chave : Estilo de vida sedentário; Qualidade de vida; Fatores de risco; Estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )