SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Nível insuficiente de atividade física se associa a menor qualidade de vida e ao estudo noturno em universitários do Distrito Federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

SOUZA, Romeu Rodrigues de et al. A suplementação de glutamina influencia o aparelho secretor dos cardiomiócitos do átrio direito de ratos idosos submetidos a treinamento de resistência. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2019, vol.41, n.3, pp.331-337.  Epub 16-Set-2019. ISSN 0101-3289.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.08.005.

Foi investigado o efeito da suplementação de glutamina no aparelho secretor de peptídeos natriuréticos dos cardiomiócitos do átrio de ratos idosos submetidos a treinamento de resistencia. Foram estudados dois grupos: grupo de treinamento de resistência e grupo de treinamento de resistência suplementado com glutamina. Os ratos de ambos os grupos escalaram uma escada vertical de 1,1 m com pesos progressivamente maiores atrelados à cauda. Os resultados mostraram que os cardiomiócitos de ratos do grupo treinado e suplementado apresentaram maior densidade e maior área de seção de grânulos de peptideos natriuréticos, maiores volumes relativos de mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi e eucromatina nuclear e maior densidade de poros nucleares em comparação com ratos do grupo de treinamento de resistência. Em conclusão, a suplementação com glutamina causou hipertrofia do aparelho secretor dos cardiomiócitos de ratos idosos submetidos ao treinamento de resistência.

Palavras-chave : Células musculares do átrio; Suplementação de aminoácidos; Treinamento anaeróbio; Peptídeo natriurético.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )