SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número4O nível de condicionamento físico interfere nas respostas psicofisiológicas?Associação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da educação física escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

CORREA, Marluce Raquel Decian; CORREA, Leandro Quadro  e  RIGO, Luíz Carlos. A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2019, vol.41, n.4, pp.359-366.  Epub 13-Dez-2019. ISSN 0101-3289.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.009.

Esta pesquisa teve por objetivo traçar um panorama da atual configuração da pós-graduação stricto sensu da educação física brasileira; analisar as condições e possibilidades de expansão das subáreas sociocultural e pedagógica; e analisar a configuração do Qualis Periódicos da área 21, referente ao quadriênio 2013-2016. O estudo teve um caráter exploratório e seguiu os princípios epistemológicos e metodológicos da pesquisa qualitativa, usou prioritariamente a análise documental. Concluiu-se que as lógicas epistemológicas e avaliativas que vigoraram na área 21 nas últimas avaliações, principalmente por referendar um Qualis Periódicos predominantemente biológico, têm obstruído as condições e possiblidades de expansão das subáreas sociocultural e pedagógica.

Palavras-chave : Pós-graduação stricto sensu; Qualis Periódicos; Ciências sociais e humanas; Ciências biológicas e da saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )