Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Revista Brasileira de Ciências do Esporte
versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255
Resumo
MELLO, Júlio Brugnara et al. Associação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da educação física escolar. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2019, vol.41, n.4, pp.367-375. Epub 13-Dez-2019. ISSN 2179-3255. http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.033.
O objetivo do estudo é identificar a associação da aptidão cardiorrespiratória (ApC) de adolescentes com a atividade física (AF) e as características pedagógicas da educação física escolar (EFi). Avaliaram-se 236 escolares do ensino médio (90 meninos) e seus professores de EFi. Foi feito teste de corrida de seis minutos, foram usados pedômetros, questionário (escolares) e entrevista (professores). Usaram-se unidades de significado e categorização por meio de análise de conteúdo, além do teste t de Student, Anova e regressão linear. A ApC dos escolares que não fazem EFi não difere da dos que fazem (p >0,05). Identificamos a falta de ação dos professores de EFi sobre a promoção da saúde (análise qualitativa). O sexo e a AF predizem 47% da variabilidade da ApC dos escolares (R2: 0,474; p < 0,01).
Palavras-chave : Aptidão física; Atividade motora; Escola; Jovens.