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Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

MELLO, Júlio Brugnara et al. Associação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da educação física escolar. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2019, vol.41, n.4, pp.367-375.  Epub 13-Dez-2019. ISSN 0101-3289.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.033.

O objetivo do estudo é identificar a associação da aptidão cardiorrespiratória (ApC) de adolescentes com a atividade física (AF) e as características pedagógicas da educação física escolar (EFi). Avaliaram-se 236 escolares do ensino médio (90 meninos) e seus professores de EFi. Foi feito teste de corrida de seis minutos, foram usados pedômetros, questionário (escolares) e entrevista (professores). Usaram-se unidades de significado e categorização por meio de análise de conteúdo, além do teste t de Student, Anova e regressão linear. A ApC dos escolares que não fazem EFi não difere da dos que fazem (p >0,05). Identificamos a falta de ação dos professores de EFi sobre a promoção da saúde (análise qualitativa). O sexo e a AF predizem 47% da variabilidade da ApC dos escolares (R2: 0,474; p < 0,01).

Palavras-chave : Aptidão física; Atividade motora; Escola; Jovens.

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