Acessibilidade / Reportar erro

Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas Este trabalho é um recorte de fontes e categorias de análises presentes no estudo de mestrado "O esporte no programa Inspiração Internacional: um intercâmbio entre Brasil e Inglaterra", em que o pesquisador principal, por meio do Programa de Demanda Social, contou com bolsa de financiamento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Brasil.

Resumo

Objetivamos analisar a concepção e o ensino do esporte presentes no Programa Inspiração Internacional em escolas públicas no Estado de Pernambuco. Fizemos uma pesquisa qualitativo-descritiva com base na hermenêutica dialética e caracterizada como bibliográfico-documental com inserção no campo, por meio de entrevista semiestruturada com professores, alunos e gestor do Programa. Identificamos uma priorização na compreensão e prática pedagógica do esporte no viés do lazer e da escola. Compreendemos que programas desse tipo devem primar por uma maior integração com os currículos das escolas, articular-se melhor com o Projeto Político-Pedagógico das instituições para, assim, potencializar suas contribuições educacionais.

PALAVRAS-CHAVE
Escola; Esporte; Ações pedagógicas; Ensino

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com