SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número4Perfil da carga de treinamento no voleibol de alto rendimento: um estudo de caso"Esportivização" da educação física colombiana: a "herança" do convênio Colombo-Alemão nas páginas da revista Educación Física y Deporte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

FIN, Gracielle; MORENO-MURCIA, Juan Antonio; BARETTA, Elisabeth  e  NODARI JUNIOR, Rudy José. Estilo interpessoal docente e desmotivação na educação física: validação das escalas no contexto brasileiro. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2019, vol.41, n.4, pp.427-436.  Epub 13-Dez-2019. ISSN 0101-3289.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.07.005.

O estilo interpessoal docente pode influenciar a motivação para as aulas de educação física. Os objetivos deste estudo foram validar para o contexto sul brasileiro instrumentos que avaliam o estilo docente de apoio à autonomia, o estilo controlador e a desmotivação nas aulas de educação física, assim como comprovar a relação entre a desmotivação nas aulas de educação física e o estilo interpessoal docente. Participaram do estudo 429 estudantes, de 10 a 14 anos. A análise dos dados foi feita por meio da estatística descritiva e inferencial. Os resultados apontam que os três instrumentos são válidos e fidedignos para avaliar o estilo interpessoal do docente, bem como a desmotivação para as aulas de educação física. O estilo controlador do docente prediz positivamente a desmotivação.

Palavras-chave : Motivação; Docente; Educação física; Estudo de validação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )