Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação educacional: currículos de formação de professores em educação física na América Latina

RESUMO

Este estudo analisa como a avaliação educacional se apresenta nas disciplinas específicas ao tema nos cursos de formação de professores de educação física em oito países da América Latina. De caráter exploratório, assume a crítica documental como abordagem teórico-metodológica e o Iramuteq como ferramenta de análise. Usa como fontes 156 grades curriculares e textos sobre a formação de professores nesses países. Revela que as disciplinas tematizam as dimensões do currículo, avaliação do ensino, da aprendizagem, articulados à educação física. Além disso, a variedade de nomenclaturas agregadas ao mesmo título indica maior distribuição em unidades didáticas nas disciplinas e reduz a discussão de avaliação.

Palavras Chave:
Avaliação educacional; Educação física; Formação de professores; América Latina

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com