SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue82Babel da floresta, cidades dos brancos? Os Marubo no trânsito entre dois mundosObjetos da observação - lugares da experiência: sobre a mudança da concepção de arte no século XX author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Novos Estudos - CEBRAP

Print version ISSN 0101-3300

Abstract

SIMON, Iumna Maria. Situação de Sítio. Novos estud. - CEBRAP [online]. 2008, n.82, pp. 151-165. ISSN 0101-3300.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-33002008000300008.

No panorama recente da poesia brasileira surpreendeu o aparecimento, em 2001, do poema "Sítio", de Claudia Roquette-Pinto, poeta até então tida como intimista, metaforizante, trancada no seu mundo privado e burguês. O foco desta abordagem é discutir como foi possível à autora formular nesse poema um estudo sobre o medo e a violência, sem abrir mão da sua imagética introspectiva e da sua experiência poética anterior, centrada numa escrita referencialmente rarefeita. A análise em detalhe do poema procura registrar a conversão da opacidade, do lacunar e da indeterminação em elementos de caracterização da violência urbana e da miséria emocional dos protegidos. Aí se entrelaçam portanto a atualidade do processo histórico-social brasileiro, a vulnerabilidade da poesia e as carências do sujeito poético.

Keywords : poesia brasileira contemporânea; violência urbana; representação; Claudia Roquette-Pinto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese