SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue83Religião nômade ou germe do estado? Pierre e Hélène Clastres e a vertigem tupi author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Novos Estudos - CEBRAP

Print version ISSN 0101-3300

Abstract

MONTEIRO, Pedro Meira. As raízes do Brasil no espelho de próspero. Novos estud. - CEBRAP [online]. 2009, n.83, pp. 159-182. ISSN 0101-3300.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-33002009000100009.

O espelho de Próspero é um passo a mais na paixão latino-americanista que une autores tão diversos como Darío, Martí, Rodó, Mariátegui, Manoel Bonfim, Sérgio Buarque de Holanda ou Gilberto Freyre - toda uma linhagem, enfim, a conceber o espaço fantástico de uma "outra" América, pensada ou sentida no contraste com o grande irmão do Norte. O espelho norte-americano refunda, desde o século XIX, a geografia shakespeariana que impressionou Sérgio Buarque e que porventura o assombraria enquanto concebia, na aventura do exílio, Raízes do Brasil. Embora esse ensaio clássico não seja explicitamente referido n'O espelho de Próspero, parece razoável supor que o livro de Richard Morse seja uma espécie de reescritura de Raízes do Brasil, capaz de radicalizar a promessa ibero-americana que brilha, também, no horizonte de Sérgio Buarque de Holanda.

Keywords : Richard Morse; Sérgio Buarque de Holanda; latino-americanismo; raízes ibéricas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese