SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número85Arrivistas e decadentes: o debate político-intelectual Brasileiro na primeira década republicanaNegociações coletivas e legislação estatal: uma análise comparada da regulação da relação de emprego de fins dos anos de 1970 ao plano Real índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Novos Estudos - CEBRAP

versão impressa ISSN 0101-3300

Resumo

GUIMARAES, Nadya Araujo. A sociologia dos mercados de trabalho, ontem e hoje. Novos estud. - CEBRAP [online]. 2009, n.85, pp. 151-170. ISSN 0101-3300.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-33002009000300007.

O interesse da sociologia pelos estudos do mercado de trabalho tem variado ao sabor dos desafios postos por distintas conjunturas históricas e dos debates intelectuais nelas travados. Este artigo procura acompanhar como se constituiu a moderna sociologia do mercado de trabalho, apontando as suas interfaces com outros domínios temáticos da sociologia e destacando sua importância para a formação de um pensamento latino-americano sobre a especificidade das nossas sociedades. Os debates da nova sociologia econômica arejaram a agenda e renovaram os instrumentos conceituais da sociologia dos mercados de trabalho, como mostra os resultados de estudo recente sobre o mercado de intermediação de oportunidades ocupacionais em São Paulo.

Palavras-chave : Mercado de trabalho; sociologia econômica; intermediação de empregos; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português