SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue93Tudo é interseccional?: Sobre a relação entre racismo e sexismo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Novos Estudos - CEBRAP

Print version ISSN 0101-3300

Abstract

CELIKATES, Robin. O não reconhecimento sistemático e a prática da crítica: Bourdieu, Boltanski e o papel da teoria crítica.Translated byFernando Costa Mattos. Novos estud. - CEBRAP [online]. 2012, n.93, pp. 29-42. ISSN 0101-3300.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-33002012000200004.

A "virada pragmática" proposta por Boltanski e outros não deveria levar-nos a abandonar o projeto da Teoria Crítica, como se toda a crítica necessária já estivesse articulada nas práticas cotidianas de crítica. As capacidades reflexivas dos atores "ordinários" e suas práticas de justificação e crítica, que são convincentemente reconstruídas pela sociologia da crítica, constituem a base social e metodológica da teoria crítica. Isso não deveria, contudo, levar-nos a atribuir uma autoridade epistêmica à perspectiva dos participantes que seja imune a ser colocada em questão de um ponto de vista informado em termos teóricos.

Keywords : Teoria Crítica; virada pragmática; não reconhecimento sistemático; justificação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License