Acessibilidade / Reportar erro

OS CAPITAIS URBANOS DO PORTO MARAVILHA1 1 A autora agradece aos professores Eduardo Cesar Leão Marques pelas importantes contribuições, bem como a João Sette Whitaker e Luciana Royer pelo debate de versões anteriores do artigo. Agradece, ainda, a valiosa contribuição dos pareceristas desta publicação. Esta pesquisa foi realizada com financiamento e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Centro de Estudos da Metrópole (CEM).

Porto Maravilha’s Urban Capitals

RESUMO

O artigo explora a economia política do megaprojeto do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, e sua relação com a construção do território urbano. Aborda a relação entre atores privados e públicos, arranjos institucionais, condições de investimento e compartilhamento de riscos. O Porto Maravilha concentra diversos tipos de capitais distintos em um mesmo território, sob condições políticas e institucionais particulares.

PALAVRAS-CHAVE:
megaprojeto urbano; Porto Maravilha; arranjo institucional; capital urbano

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Rua Morgado de Mateus, 615, CEP: 04015-902 São Paulo/SP, Brasil, Tel: (11) 5574-0399, Fax: (11) 5574-5928 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: novosestudos@cebrap.org.br