Acessibilidade / Reportar erro

“SEEING LIKE A SOCIAL MOVEMENT”: Institucionalização simbólica e capacidades estatais cognitivas1 1 Os autores agradecem a Arilson Favareto, Luiz Augusto Campos, Janine Mello dos Santos e Paulo Jannuzzi pelas valiosas sugestões. Declaram-se, ainda assim, os únicos responsáveis por eventuais imprecisões. Adrian Gurza Lavalle agradece o apoio do Centro de Estudos da Metrópole (Cepid-cem), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), processo n. 2013/07616-7. As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas são de responsabilidade dos autores e não necessariamente refletem a visão da Fapesp.

“Seeing like a social movement”: Symbolic Institutionalization and Cognitive State Capacities

RESUMO

Inspirados na metáfora visual cognitiva de Scott em Seeing Like a State, propomos a noção de institucionalização simbólica. Nela, são enfatizadas as disputas e a circulação de categorias e formas de classificação do mundo dos movimentos sociais. Sugerimos que atentar para tais formas simbólicas é heuristicamente proveitoso à compreensão da gênese e da transformação de capacidades cognitivas do Estado, institucionalizadas em políticas públicas via interações com os movimentos.

PALAVRAS-CHAVE:
institucionalização simbólica; movimentos sociais; capacidades estatais cognitivas; políticas públicas

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Rua Morgado de Mateus, 615, CEP: 04015-902 São Paulo/SP, Brasil, Tel: (11) 5574-0399, Fax: (11) 5574-5928 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: novosestudos@cebrap.org.br