SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Estimação da oferta de trabalho das mulheres no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Econômicos (São Paulo)

Print version ISSN 0101-4161On-line version ISSN 1980-5357

Abstract

FIUZA, Eduardo P. S.  and  LISBOA, Marcos de B.. Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry. Estud. Econ. [online]. 2003, vol.33, n.4, pp.601-638. ISSN 1980-5357.  https://doi.org/10.1590/S0101-41612003000400001.

No presente artigo procuramos, tendo em mente as imperfeições de mercado apontadas pela literatura e pela experiência internacional, e com base em dados originais da indústria farmacêutica, relacionar empiricamente o preço de medicamentos no Brasil com algumas variáveis explicativas. Encontramos que, consoante com estimações anteriores da experiência norte-americana, os medicamentos líderes no Brasil, antes da lei que instituiu o medicamento genérico, acomodavam o avanço de produtos similares (do mesmo princípio ativo, porém sem o teste de bioequivalência) e se recolhiam a segmentos inelásticos do mercado, elevando seus preços. Os similares, ao contrário, ao perderem mercado, reduziam seus preços em relação ao líder, de modo que uma redução no índice de concentração do mercado total de um princípio ativo tem efeitos ambíguos sobre seus preços, dependendo se a causa é uma queda da participação do líder ou um rearranjo dentre os seguidores.

Keywords : medicamentos genéricos; indústria farmacêutica; bens credenciais.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License