SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Estimação da oferta de trabalho das mulheres no BrasilCiclos clássicos num ambiente de racionalidade limitada author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Econômicos (São Paulo)

Print version ISSN 0101-4161On-line version ISSN 1980-5357

Abstract

LEMOS, Mauro Borges; DINIZ, Clelio Campolina; GUERRA, Leonardo Pontes  and  MORO, Sueli. A nova configuração regional brasileira e sua geografia econômica. Estud. Econ. [online]. 2003, vol.33, n.4, pp.665-700. ISSN 1980-5357.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-41612003000400003.

O objetivo deste trabalho é identificar a nova configuração regional brasileira,  procurando delimitar seus pólos econômicos e suas áreas de influência, como base para uma proposta de nova regionalização para o Brasil. Para isto, é construída uma metodologia específica, baseada na aplicação do Modelo Gravitacional, comumente usado em estudos espaciais, por meio do Sistema de Informações Geográficas - SIG. Este procedimento possibilita a identificação das regiões-pólos e suas áreas de influência, com base no potencial de interação econômica entre as unidades espaciais e na correspondente hierarquia de poder de atração econômica no espaço. As microrregiões geográficas (MRGs) do IBGE constituem a unidade espacial básica deste estudo, que se baseia nos microdados do Censo Demográfico de 1991. A base cartográfica digital foi a Malha Municipal Digital do Brasil, convertida para o Mapinfo. A regionalização final incorpora, em seus resultados, uma qualificação da fricção espacial.

Keywords : economia regional; geografia econômica; regionalização econômica; sistema de informação geográfica (SIG); Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License