SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Uma metodologia alternativa para mensuração de pressão sobre o mercado de câmbioOrtodoxia e heterodoxia na discussão sobre integração regional: a origem do pensamento da CEPAL e seus desenvolvimentos posteriores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Econômicos (São Paulo)

versão On-line ISSN 1980-5357

Resumo

MATTOS, Laura Valladão de. Transformando 'verdades abstratas' em 'verdades concretas': uma análise sobre a metodologia econômica de John Stuart Mill. Estud. Econ. [online]. 2004, vol.34, n.1, pp. 101-128. ISSN 1980-5357.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-41612004000100004.

Visa-se explicar como se daria, segundo Mill, a transformação das 'verdades abstratas' da ciência da economia política - engendradas a partir da utilização da abstração 'homem econômico' - em 'verdades concretas' passíveis de serem utilizadas para previsão dos eventos e como base para a formulação de política econômica. Argumenta-se que seria necessário não só 'humanizar' o 'homem econômico', levando em conta motivações humanas que são propositadamente excluídas pela ciência da economia política, como também considerar peculiaridades institucionais de cada caso. Conclui-se que, apesar do sucesso de Mill em transformar verdades abstratas em concretas, os seus escritos metodológicos são por demais vagos e insuficientes para nos servir de guia nesta importante questão.

Palavras-chave : John Stuart Mill; método dedutivo; "homem econômico"; ciência da economia política; etologia; abstração; economia aplicada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons