SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Diagnosticando patologias monetárias: seus impactos sobre a atividade produtiva na visão de Keynes e VeblenA estrutura das revoluções científicas na economia e a Revolução Keynesiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Econômicos (São Paulo)

versão impressa ISSN 0101-4161

Resumo

GURGEL, Angelo Costa  e  CAMPOS, Antônio Carvalho. Avaliação de políticas comerciais em modelos de equilíbrio geral com pressuposições alternativas quanto aos retornos de escala. Estud. Econ. [online]. 2006, vol.36, n.2, pp. 323-354. ISSN 0101-4161.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-41612006000200006.

O presente trabalho apresenta um modelo aplicado de equilíbrio geral para quantificar os impactos de políticas comerciais para o Brasil e seus principais parceiros comerciais, sob pressuposições alternativas de retornos constantes e competição perfeita e de economias de escala e competição imperfeita. Os resultados revelam que os efeitos sobre o bem-estar são de maior intensidade quando economias de escala e competição imperfeita estão presentes no modelo. O maior aproveitamento de economias de escala, por meio dos efeitos racionalização e pró-competitivo nos segmentos industriais brasileiros, contribuem para este resultado. Ademais, reduções em preços aos consumidores e aumentos nas remunerações dos fatores primários de produção são de maior intensidade quando economias de escala e competição imperfeita são consideradas.

Palavras-chave : equilíbrio geral; economias de escala; competição imperfeita; política comercial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português