SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Indicadores para a análise da dinâmica inovativa em arranjos produtivos locais: uma análise exploratória aplicada ao arranjo eletrometal-mecânico de Joinville/SC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Econômicos (São Paulo)

Print version ISSN 0101-4161

Abstract

TANNURI-PIANTO, Maria Eduarda; SOUSA, Maria da Conceição Sampaio de  and  ARCOVERDE, Flavia Dowsley. Fronteiras de eficiência estocásticas para as empresas de distribuição de energia elétrica no Brasil: uma análise de dados de painel. Estud. Econ. [online]. 2009, vol.39, n.1, pp. 221-247. ISSN 0101-4161.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-41612009000100008.

Esse trabalho sugere uma metodologia para análise da eficiência das distribuidoras do setor elétrico brasi-leiro a partir do estudo econométrico de informações que afetam diretamente a eficiência das empresas distribuidoras, tais como custo operacional, número de funcionários, volume de energia fornecida, e alguns indicadores qualitativos, como o percentual de perdas de energia, a duração média de interrupção de fornecimento por consumidor por ano em horas (DEC) e quantidade média de interrupções de fornecimento por consumidor no ano (FEC). Além desses, são considerados alguns indicadores socioeconômicos como a posse de eletrodomésticos e a densidade demográfica da área de atuação de cada empresa. A análise parte da definição das fronteiras de produção e de custo, sendo seguida pela estimação das funções de fronteira de produção e de custo mediante o uso de fronteiras estocásticas.

Keywords : eficiência; setor elétrico brasileiro; fronteira estocástica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese