SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Qualidade das amenidades urbanas: uma estimação da propensão marginal a pagar para as regiões metropolitanas do BrasilCondicionantes da saída da pobreza com microcrédito: o caso dos clientes do Crediamigo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Econômicos (São Paulo)

versão impressa ISSN 0101-4161

Resumo

SOUZA, Maurício Jorge Pinto de  e  BURNQUIST, Heloísa Lee. Facilitação de comércio e impactos sobre o comércio bilateral. Estud. Econ. [online]. 2011, vol.41, n.1, pp. 91-118. ISSN 0101-4161.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-41612011000100004.

Este trabalho avalia os efeitos da facilitação de comércio, definida em termos da simplificação dos procedimentos de fronteira, sobre o padrão de comércio bilateral de um conjunto de 43 países que inclui o Brasil e alguns de seus principais parceiros comerciais. Para isso são construídos, para cada país, dois índices aplicados à simplificação de procedimentos de fronteira: um índice de simplificação de procedimentos de exportação e outro para a simplificação de procedimentos de importação. Um modelo gravitacional é utilizado para estimar a relação desses índices com o padrão de comércio entre os países. Os resultados sugerem que melhorias nas áreas de facilitação de comércio, que levariam a um incremento relativo dos índices de simplificação, podem estimular os fluxos de comércio entre os países.

Palavras-chave : Facilitação de comércio; simplificação; modelo gravitacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português