SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número4Competição em preços entre corretores de seguros de automóveisPreços hedônicos no mercado imobiliário comercial de São Paulo: a abordagem da modelagem multinível com classificação cruzada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Econômicos (São Paulo)

versão impressa ISSN 0101-4161

Resumo

MONTENEGRO, Rosa Livia; GONCALVES, Eduardo  e  ALMEIDA, Eduardo. Dinâmica espacial e temporal da inovação no estado de São Paulo: uma análise das externalidades de diversificação e especialização. Estud. Econ. [online]. 2011, vol.41, n.4, pp.743-776. ISSN 0101-4161.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-41612011000400004.

O trabalho avalia em que medida o grau de especialização ou diversidade pode afetar o desempenho inovador regional. Além disso, outros fatores determinantes da inovação são considerados, como a capacidade de realização de P&D, o nível de escolaridade e a defasagem temporal da inovação. A base de dados é organizada em função das 63 microrregiões do Estado de São Paulo no período entre 1996 e 2003, e submetida a modelos de dados em painel espacial dinâmico. Os principais resultados revelam que a diversidade e a especialização produtiva são igualmente importantes para explicar o desempenho inovador das microrregiões.

Palavras-chave : sistema regional de inovação; externalidades de diversificação e especialização; modelo dinâmico de dados em painel.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons