SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Ciclos reais e política fiscal no BrasilFactors affecting the student evaluation of teaching scores: evidence from panel data estimation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Econômicos (São Paulo)

Print version ISSN 0101-4161

Abstract

FELICIO, Fabiana de; TERRA, Rafael  and  ZOGHBI, Ana Carolina. The effects of early childhood education on literacy scores using data from a new Brazilian assessment tool. Estud. Econ. [online]. 2012, vol.42, n.1, pp. 97-128. ISSN 0101-4161.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-41612012000100004.

O objetivo deste trabalho foi identificar os efeitos da Educação Infantil (EI) sobre os escores de alfabetização dos alunos da 2º ano do Ensino Fundamental. Para isso, a Provinha Brasil foi aplicada em Sertãozinho-SP, juntamente com um questionário socioeconômico. Apesar dos problemas de validade externa, a avaliação dos efeitos da EI em um único município é vantajosa, já que se podem estimar os efeitos de um determinado tratamento. Vários estudos ignoram esse fato. Muitas vezes é estimado um efeito médio de vários efeitos de tratamento e não apenas um, já que usam dados de diferentes municípios onde a EI tem diferentes níveis de qualidade. Os resultados por OLS e Propensity Score Matching mostram que alunos que ingressaram com 5, 4, e 3 anos de idade, obtiveram escores de alfabetização cerca de 6% maiores do que os obtidos pelos que ingressaram na escola com 6 anos ou mais.

Keywords : early childhood education; literacy scores; Propensity Score Matching.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English