Acessibilidade / Reportar erro

As influências norte-americanas de Roberto Simonsen: Controle social, institucionalismo e planejamento Esta pesquisa conta com o apoio financeiro do CNPq. Os autores agradecem as sugestões de dois pareceristas anônimos da revista Estudos Econômicos, bem como as sugestões do Prof. Pedro Garcia Duarte, que gentilmente leu e nos ajudou a aperfeiçoar o texto. Como de praxe, os colegas aos quais agradecemos estão isentos de qualquer responsabilidade por erros e outros defeitos remanescentes.

Resumo

Este trabalho investiga as influências norte-americanas sobre o pensamento social e econômico de Roberto Simonsen. Simonsen foi bastante influenciado por uma vertente importante das ciências sociais e econômicas norte-americanas, em particular o institucionalismo e a ciência/filosofia do controle social. Adicionalmente, em vista da literatura internacional sobre a história das ciências sociais e da economia nos EUA de início do século XX, o trabalho aqui apresentado aponta no sentido de que o pensamento de Simonsen foi informado por uma corrente do pensamento norte-americano que era bastante moderna e muito influente para aquele período.

Palavras-Chave
Roberto Simonsen; Planejamento; Controle social; Institucionalismo

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br