SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Nairu, Inflação e Curva de Phillips no Brasil: novas evidências a partir de um modelo tempo-variante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Econômicos (São Paulo)

versão impressa ISSN 0101-4161versão On-line ISSN 1980-5357

Resumo

CALIARI, Thiago; VALENTE, Marco  e  RUIZ, Ricardo Machado. Heterogeneity of demand and product innovation. Estud. Econ. [online]. 2017, vol.47, n.1, pp.5-37. ISSN 1980-5357.  http://dx.doi.org/10.1590/0101-416147115trm.

Este paper discute o relacionamento entre a heterogeneidade da demanda em relação a critérios de escolha e à inovaçao de produto. É proposto um modelo evolucionário que apresenta como consumidores com informação imperfeita escolhem e selecionam bens diferenciados. O modelo conecta a informação e os critérios de escolha e sua relação com o processo inovativo das empresas. Como resultados, pode-se verificar que o preço apresenta uma importante função, mas a qualidade da informação, os erros de tolerância dos agentes e critérios para ordenação de preferência são importantes determinantes do desempenho das firmas em uma indústria com inovação de produtos.

Palavras-chave : Demanda; Informação; Heterogeneidade; Inovação; Modelo evolucionário.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )