Acessibilidade / Reportar erro

O Clube de Economistas e a Revista Econômica Brasileira (1955-1964)Econômica Brasileira. 1955. "Editorial sem título". Econômica Brasileira 1(1): 1-2.: Um Episódio na História do Desenvolvimentismo Nacionalista no Brasil Os autores agradecem a David Dequech e demais participantes do 43º Encontro Nacional da ANPEC, realizado em Florianópolis em 2015, por comentários à versão inicial deste artigo. Agradecemos em especial aos dois pareceristas anônimos e à editores desta revista pelas sugestões recebidas. Mauro Boianovsky agradece ao CNPq pelo apoio a pesquisa.

Resumo

Este ensaio investiga a história do Clube de Economistas e da revista Econômica Brasileira por ele editada. O Clube foi criado em 1955 no Rio de Janeiro, congregando economistas de viés nacionalista-desenvolvimentista. Celso Furtado concebeu e liderou o Clube e a Revista. O Clube chegou ao fim em 1964, na esteira do golpe militar. Constrói-se uma narrativa sobre o surgimento do Clube. Criado em meio à crise política de 1954, o Clube emerge a partir da deterioração das relações e do aumento das tensões entre os economistas de viés nacionalista e os liberais da FGV-RJ e sua Revista Brasileira de Economia. A liderança desse último grupo era exercida por Eugênio Gudin. Uma proposta ainda mais ambiciosa almejada pelo Clube era o da criação de uma escola de pensamento original no país. Finalmente, apresenta-se um levantamento da literatura publicada na revista Econômica Brasileira.

Palavras-Chave
Celso Furtado; Clube de Economistas; Econômica Brasileira; Desenvolvimentismo

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br