SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Desenhos setecentistas na Sé de BelémEthnic mirrors: self-representations in the Welsh and Mennonite museums in Argentina and Paraguay author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material

Print version ISSN 0101-4714

Abstract

OLIVEIRA, Tiago Kramer de. Entre o oficial e o costumeiro: o exercício dos poderes e a espacialização da ruralidade no centro da América do Sul (primeira metade do século XVIII). An. mus. paul. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 129-157. ISSN 0101-4714.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-47142011000200006.

Analisamos aqui a relação entre o sistema administrativo português e a formação de ambientes rurais no centro da América do Sul, em territórios que, na primeira metade do século XVIII, integravam o extremo oeste do Estado do Brasil, no âmbito administrativo da capitania de São Paulo. A partir de um enfoque local, examinando correspondências entre autoridades metropolitanas e cartas de sesmarias, este artigo dialoga com a produção histórica sobre a administração portuguesa na América, buscando reconstruir aspectos generalizantes que possam revelar características estruturais da conquista da terra e da formação de ambientes rurais nos territórios portugueses na América.

Keywords : Administração agrário-colonial portuguesa; Brasil colonial; Capitania de São Paulo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese