Acessibilidade / Reportar erro

Marcel Gautherot na revista Módulo - ensaios fotográficos, imagens do Brasil: da cultura material e imaterial à arquitetura1 1 . Este artigo baseou-se em uma comunicação com o mesmo título, apresentada em 14/12/2004, na Jornada de Estudos Representações do Brasil: séries, coleções e apropriações editoriais da fotografia nos anos 1940/1960, realizada na Universidade Federal Fluminense, no âmbito do projeto Travel Images as Icons of Brazil (1930-1960s). Art and Visual Conventions in Marcel Gautherot´s Photographic Series, que desenvolvi com Lygia Segala entre 2004-2007, graças a uma bolsa (Collaborative Grant) outorgada pela The Getty Foundation. Além das jornadas de estudos que organizamos em São Paulo, Niterói e Paris, nossa pesquisa resultou em exposição internacional e catálogo editado pela Fundação Armando Alvares Penteado, que acolheu o projeto. Ver: Heliana Angotti-Salgueiro (2007b). Em 2009/2010 ampliei as temáticas dessa comunicação em projeto de pesquisa enviado à J. S. Guggenheim Foundation, Lighted Forms of Brazilian Modern Architecture: the case of Marcel Gautherot photographying Brasília, e em projeto de exposição sobre Brasília, que não se efetivou. A versão da comunicação aqui publicada conta com acréscimo de considerações, notas e bibliografia.

Marcel Gautherot on Módulo Magazine - Photographic essays, images of Brazil: from material and immaterial Culture to Architecture

Este artigo tece considerações sobre as fotografias de Marcel Gautherot na Módulo, Revista de Arquitetura e Artes Plásticas fundada em 1955 por Oscar Niemeyer, quando ele já era conhecido nos anais da arquitetura internacional. O texto visa levantar questões de método diante das lacunas da historiografia dos periódicos no país e, sobretudo, destacar a importância daMódulo e de suas reportagens fotográficas, lembrando o seu papel na afirmação e difusão da arquitetura moderna brasileira, além de refletir sobre o anonimato de fotógrafos nas publicações do gênero. A revista evidencia que para os homens daquela geração, a nova arquitetura era indissociável da afirmação da identidade nacional, ao lado das artes plásticas, do patrimônio histórico, e das representações da cultura material e imaterial - arquitetura vernacular, folclore, jogo da capoeira, arte popular (carrancas de proa), e outros temas que são, justamente, os das séries fotográficas do acervo de Marcel Gautherot, figurando nos números da primeira fase da revista até os anos 1960. A análise destaca, especialmente, o registro fotográfico da construção de Brasília, foco principal da retórica programática do periódico.

Marcel Gautherot; Periódico de arquitetura; Fotografia Moderna; Módulo; Oscar Niemeyer; Brasília


Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br