Acessibilidade / Reportar erro

Tecidos decorativos e interiores domésticos oitocentistas na literatura prescritiva inglesa e norte-americana1 1 . Esta pesquisa foi realizada para subsidiar o Projeto de Renovação Museográfica do Museu Casa de Rui Barbosa no período 2010-2012 e financiada pela Fundação Casa de Rui Barbosa / Ministério da Cultura.

Decorative fabrics for 19th century domestic interiors in english and north-american prescriptive literature

Os manuais e jornais de decoração publicados na Inglaterra e Estados Unidos durante o século XIX deram à escolha dos têxteis um papel fundamental na configuração dos ambientes. Têxteis artísticos, artesanais e industriais compartilharam o espaço doméstico, sendo recomendados, em cada situação, conforme seu valor social, diretamente proporcional ao seu valor artístico. Baseado na literatura destinada a auxiliar na decoração doméstica e na bibliografia prévia que explora o assunto, este artigo trata dessa relação e procura demonstrar que com o avanço da industrialização e o crescimento da utilização de tecidos industrializados, valores artísticos foram transmitidos aos tecidos produzidos pela indústria com a intenção de melhorar sua aceitação entre os consumidores.

Decoração finissecular; Tecidos decorativos; Manuais de decoração


Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br