SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Tecidos decorativos e interiores domésticos oitocentistas na literatura prescritiva inglesa e norte-americana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material

versão impressa ISSN 0101-4714

Resumo

PULICI, Carolina. Visões do gosto arquitetônico passadista: problematizando o "estilo neoclássico" de São Paulo em perspectiva internacional. An. mus. paul. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.219-248. ISSN 0101-4714.  http://dx.doi.org/10.1590/0101-4714v22n1a08.

Em vista de uma pesquisa mais ampla sobre os condicionantes socioculturais da proliferação dos edifícios ditos "neoclássicos" na arquitetura de apartamentos de São Paulo, este artigo discute diferentes abordagens do que se poderia chamar de gosto arquitetônico passadista. O balanço bibliográfico resultante apresenta uma literatura produzida especialmente na Europa e nos Estados Unidos a partir do último quartel do século XX, período em que o questionamento da estética moderna do despojamento e a volta dos ornamentos e da linguagem historicista tornam-se evidentes na cena arquitetônica internacional.

Palavras-chave : Gosto arquitetônico; Reação ao modernismo; Embalagem historicista; Fabricação de tradições; São Paulo; Apartamentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )