Figura 1:
Aperto de mão de alabastro. Não possui etiqueta, mas a ficha catalográfica apresenta referência à marcação do Catálogo Antigo: E.II.III - N. 97: "Aperto de mão de alabastro". Catalogado por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 2A
2B: Barretina de couro preto, com insígnia do Corpo Policial Permanente. Possui etiqueta, com marcação referente à do Catálogo Antigo: E.I - N. 31: "Kepi que foi do Tenente Ramalho". Catalogada por Marisa Basso. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 3:
Busto de Gabriel Rodrigues dos Santos. Autoria de Carlos Rath. Não possui etiqueta, mas pode se referir a uma das quatro marcações do Catálogo Antigo: E.I - N. 89, 90, 91 ou 92: "Busto em gesso de Gabriel José Rodrigues dos Santos". Catalogado por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 4A e 4B:
Bustos masculinos (miniaturas). Não possuem etiqueta, mas há marcações a lápis nas bases das duas peças que fazem referência à marcação do Catálogo Antigo: E.II.III - N. 118: "Bustinhos (dois) de gesso". Catalogados por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 5:
Cadeira de jacarandá, do século XVII. Não possui etiqueta, mas a ficha catalográfica faz referência à marcação do Catálogo Antigo: E.I - N. 8: "Cadeira, que foi do Vigário de Santa Rita, Ytú". Esse objeto pode ser uma das cadeiras referidas na seguinte notícia de O Paiz (27 set. 1886, p. 1): "Sabe-se em S. Paulo por telegrama do Sr. Motta Junior, transmitido de Jundiaí, que aquele senhor acaba de obter para o Museu Sertório, do qual é colecionador viajante, a cama do padre Feijó e três cadeiras do padre Galvão" (grifos meus). Peça descrita por José Wasth Rodrigues, março de 1948. Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 6A e 6B:
Cadeira de jacarandá da primeira metade do século XVIII. Possui etiqueta, mas a marcação que faz referência à do Catálogo Antigo está rasgada, o que impossibilita sua identificação completa. Peça descrita por José Wasth Rodrigues, março de 1948; Tilde Canti, 1985, p. 117. Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 7:
Cadeira de jacarandá datada provavelmente do século XVII. Pertenceu a J. Joaquim Galvão, falecido em Itu, aos 99 anos. Não possui etiqueta, mas a ficha catalográfica apresenta três possíveis referências à marcação do Catálogo Antigo: E.I - N. 10, 11 ou 13: "Cadeira, que foi do Padre José Galvão, Ytú (falecido no anno de 1848, com 99 anos de idade)". Esse objeto pode ser uma das cadeiras referidas na seguinte notícia de O Paiz (27 set. 1886, p. 1): "Sabe-se em S. Paulo por telegrama do Sr. Motta Junior, transmitido de Jundiaí, que aquele senhor acaba de obter para o Museu Sertório, do qual é colecionador viajante, a cama do padre Feijó e três cadeiras do padre Galvão" (grifos meus). Peça descrita por José Wasth Rodrigues, março de 1948; José de Almeida Santos, 1963. Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 8:
Cadeira de jacarandá, do século XVII. Não possui etiqueta com marcação que faz referência à marcação do Catálogo Antigo. Consta que pertenceu à Coleção Sertório. Peça descrita por José Wasth Rodrigues, março de 1948. Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 9:
Cadeira de jacarandá, do século XVII. Não possui etiqueta com marcação que faz referência à marcação do Catálogo Antigo. Consta como pertencente à Coleção Sertório. Peça descrita por José Wasth Rodrigues, março de 1948; Tilde Canti, 1985, p. 117. Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 10:
Cadeira de jacarandá do século XVII. Não possui etiqueta, mas a ficha catalográfica apresenta três possíveis referências à marcação do Catálogo Antigo: E.I - N. 10, 11 ou 13: "Cadeira, que foi do Padre José Galvão, Ytú (falecido no ano de 1848, com 99 anos de idade)". Consta que pertenceu à Coleção Sertório. Esse objeto pode ser uma das cadeiras referidas na seguinte notícia de O Paiz (27 set. 1886, p. 1): "Sabe-se em S. Paulo por telegrama do Sr. Motta Junior, transmitido de Jundiaí, que aquele senhor acaba de obter para o Museu Sertório, do qual é colecionador viajante, a cama do padre Feijó e três cadeiras do padre Galvão" (grifos meus). Peça descrita por José Wasth Rodrigues, março de 1948. Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 11:
Cadeirão de jacarandá do século XVIII. Consta que pertenceu ao padre Diogo Antonio Feijó (1784-1843). Não possui etiqueta, mas a ficha catalográfica informa a marcação do Catálogo Antigo: E.I - N. 15: "Cadeira, que foi do Padre Diogo Antonio Feijó". Consta que sua procedência é da Coleção Sertório. Esse objeto pode ser uma das cadeiras referidas na seguinte notícia de O Paiz (27 set. 1886: 1): "Sabe-se em S. Paulo por telegrama do Sr. Motta Junior, transmitido de Jundiaí, que aquele senhor acaba de obter para o Museu Sertório, do qual é colecionador viajante, a cama do padre Feijó e três cadeiras do padre Galvão" (grifos meus). Peça descrita por José Wasth Rodrigues, março de 1948, José de Almeida Santos, 1963; Tilde Canti, 1985, p. 124. Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 12:
Cadeirinha de arruar em estilo D. Maria I, com entalhes dourados e pinturas. Raffard (1977, p. 89, 1.ed. 1890)RAFFARD, Henrique. Alguns dias na Pauliceia. São Paulo: Academia Paulista de Letras, 1977. (Biblioteca Academia Paulista de Letras, 4). [1ª ed. 1890].indicou a presença dessa peça no Museu Sertório: "São também dignos de menção: (...) a cadeirinha da Sra. Marquesa de Santos; (...)".. Não possui etiqueta, mas a ficha catalográfica contém marcação que faz referência à do Catálogo Antigo: E.I - N. 19: "Cadeirinha da Exma. Dra. Da. Marquesa de Santos oferecida pela Sra. Dna. Cássia.... em 1886". Segundo detalhado relato do cronista Antonio Egídio Martins, entre 1905 e 1910, a peça teria pertencido originalmente a Frei Manuel da Ressurreição, e não à Marquesa de Santos como se acreditava. Mais tarde, essa peça passou a ser do pai de Antonio Egídio, o comerciante Lourenço Domingues Martins, em 1854; depois teria passado a Rita de Cássia da Silva Bueno, que a ofereceu ao Museu Sertório. Segundo consta em notícia do Diário Popular de 08 de novembro de 1886: "Cadeirinha - a Sra. D. Rita de Cássia da Silva Bueno, inteligente filha do Sr. Joaquim Elias da Silva Bueno, fez um rico presente ao Museu Sertório, consistindo numa cadeirinha (que no século passado servia para conduzir gente) dourada e pintada de vermelho, externamente, e tendo na caixa delicados painéis a óleo, representando alegorias mitológicas. / Internamente a cadeirinha é toda forrada de veludo carmesim e as suas vidraças adornadas com ramagens a ouro. É para se lamentar não se saber a quem pertenceu essa preciosidade, que demonstra o bom gosto e a opulência que sustentava o seu primitivo dono, naqueles belos tempos idos". Cf.Martins (1973, p. 289). Descrita por José Wasth Rodrigues, conforme transcrição do Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Catalogada por Heloisa Barbuy. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 13:
Camisa, do século XIX. Não possui etiqueta, mas consta na ficha catalográfica referência à marcação no Catálogo Antigo: E.I - N. 51: "Camisa que foi do ditador Francisco Solano López do Paraguai". A ficha catalográfica apresenta a seguinte observação sobre o objeto: "Consta nos antigos fichários como doação do Comendador Dr. Duarte Azevedo; Koseritz menciona uma camisa de Solano López no Museu Sertório. Duarte de Azevedo pode ser o último proprietário antes de Sertório, já que no caso da cadeirinha de arruar acontece esta situação". Koseritz (1980, p. 266, 1.ed. 1883)KOSERITZ, Carl von. Imagens do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1980. (Reconquista do Brasil; nova série; v. 22). [1ª ed. 1883]. relatou que o Museu Sertório possuía uma camisa, uma toalha e cartas de Solano López; Raffard (1977, p. 89, 1.ed. 1890)RAFFARD, Henrique. Alguns dias na Pauliceia. São Paulo: Academia Paulista de Letras, 1977. (Biblioteca Academia Paulista de Letras, 4). [1ª ed. 1890]. também fez menção à "penúltima camisa que vestiu D. Francisco Solano López, o ditador do Paraguai". Catalogada por Heloisa Barbuy. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 14A e14B:
Caneta com ponta de marfim, cabo de madeira; não tem carga ou pena. Não possui etiqueta, mas contém uma marcação em caneta preta que faz referência à marcação no Catálogo Antigo: E.I - N. 201: "Caneta (pedaço) de marfim com veado em relevo". Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 15A e15B:
Correia (miniatura) com partes imitando faixas de couro com fivelas, uma ferradura e um estribo. Possui etiqueta com marcação de difícil visibilidade, mas consta no Catálogo Antigo: E.I - N. 146: "Corrente de prata". Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 16A e16B:
Estatueta de gesso de menino que chora. Possui etiqueta, com marcação que faz referência à do Catálogo Antigo: E.II.III - N. 84: "Estatueta de menino que chora". Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 17A e17B:
Estatueta de menino que reza. Possui etiqueta, com marcação que faz referência à do Catálogo Antigo: E.II.III - N. 85: "Estatueta de menino que reza". Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 18:
Estribo de prata com armas imperiais. Não possui etiqueta, mas pode fazer referência à marcação do Catálogo Antigo: E.I - N. 195: "Estribo de prata com armas imperiais". Catalogado por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 19A, 19B e 19C:
Par de estribos de São Luiz do Paraitinga (SP). Possui etiqueta, com marcação que faz referência à do Catálogo Antigo: E.I - N. 24: "Par de caçambas que foram de Vigário J.J. Roiz, Jundiaí". Catalogado por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista.
Figuras 20A, 20B e 20C:
Par de estribos de São Luiz do Paraitinga (SP). Possui etiqueta, no entanto, a referência à marcação do Catálogo Antigo está ilegível, contudo poderia ser: E.I - N. 23 ou 25: "Par de caçambas que foram de Vigário J.J. Roiz, Jundiaí". Na ficha catalográfica consta que o doador foi o "Coronel J.J. Raposo". Algumas das peças pertencentes à coleção Sertório apresentam nos registros do Museu Paulista nomes de doadores distintos de Francisco Paula Maryink, como é o caso desses estribos. Isso não significa que não teriam feito parte do Museu Sertório, uma vez que poderiam ter passado ao Museu Paulista como doação de quem cedeu originalmente o objeto para o Coronel Sertório. Nesse caso, J.J. Raposo teria sido o doador do par de estribos ao Museu Sertório, sendo que esse registro teria passado ao Museu Paulista; além disso, Raposo era cunhado de Joaquim Sertório, pois era casado com Maria do Carmo Sertório Raposo, irmã do coronel. Esse mesmo raciocínio serve para as outras peças que constam nessa listagem e que têm registrado J.J. Raposo como seu doador (caso das figuras 41, 42, 43, 45, 46 e 47). Catalogado por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 21A e21B:
Fagote, instrumento de sopro, feito com quatro peças encaixáveis de madeira em cor escura. Possui etiqueta com marcação que faz referência à do Catálogo Antigo: E.I - N. 39: "Instrumento musical antigo (fagote)". Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 22:
Cama de solteiro, no estilo D. Maria I. Leito que pertenceu ao Padre Diogo Antonio Feijó e onde faleceu o estadista. Não possui etiqueta, mas pode se referir à marcação do Catálogo Antigo: E.I - N. 26: "Cama antiga que foi do Padre Diego Antonio Feijó". Esse objeto pode ser a cama referida na seguinte notícia de O Paiz (27 set. 1886, p. 1): "Sabe-se em S. Paulo por telegrama do Sr. Motta Junior, transmitido de Jundiaí, que aquele senhor acaba de obter para o Museu Sertório, do qual é colecionador viajante, a cama do padre Feijó e três cadeiras do padre Galvão" (grifos meus). Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 23A e23B:
Livro de rezas de 234 páginas; faltam as 25 primeiras, não contando, assim, título ou autor; com ilustrações. Pertenceu a Pascoal Barbosa. Possui etiqueta com marcação que faz referência à do Catálogo Antigo: E.I - N. 86: "Livro de rezas que foi de Pascoal Barbosa". Catalogado por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 24:
Marco de origem seiscentista que durante mais de dois séculos esteve situado no centro de São Paulo, no largo da Sé, como centro de demarcação do rocio da Vila e Cidade de São Paulo. Consta na ficha que "a palavra 'rocio' deriva do verbo 'roçar' e era o nome dado ao terreno roçado e usufruído por uma coletividade. Tudo isso indica que essa denominação tenha surgido para designar as áreas destinadas à exploração agrícola à volta de certas igrejas, constituindo, assim, o 'patrimônio' de seus santos oragos. / Essa expressão estendeu-se ao território sob a jurisdição das câmaras antigas de vilas e seria aplicável hoje ao que chamamos de 'perímetro urbano' dos municípios. Além dos limites do rocio, havia a zona rural. A concessão de áreas situadas dentro do perímetro urbanizado era dada pela Câmara, que poderia cobrar aforamento e os terrenos externos seriam devolutos e cedidos somente pelo donatário da Capitania, Martim Afonso, e seus descendentes, no caso paulistano". Porta (2004, p. 155). Não contém etiqueta, mas consta que pertenceu à coleção Sertório. Catalogado por Heloisa Barbuy. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 25A e25B:
Par de caçambas de madeira de São Luiz do Paraitinga. Em um dos estribos, consta na etiqueta rasgada: "...do capitão-m.../ ... S. Luis do Pa.../...(o)fferecidas p.../ ...Guimarães..."; essa marcação faz referência à do Catálogo Antigo: E.I - N. 22: "Par de caçambas que foram dum guarda-mór". Catalogado por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 26A e26B:
Pedra de dominó. Consta que pertenceu a Solano López, presidente paraguaio quando da Guerra do Paraguai. Consta um pequeno pedaço da etiqueta na peça. A ficha catalográfica faz referência à marcação do Catálogo Antigo: E.I - N. 180: "Pedra de dominó que foi do Ditador Solano López". A ficha catalográfica ainda contém essa observação: "Entregue pelo Dr. Taunay em 30/11/1945". Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista.
Figura 27:
Pires de porcelana branca. Não possui etiqueta, mas a ficha catalográfica faz referência à marcação do Catálogo Antigo: E.II.III - N. 55: "Pires (2) desemparelhados". Catalogado por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 28:
Prato pequeno sem marca. Não possui etiqueta, mas a ficha catalográfica faz referência à marcação do Catálogo Antigo: E.II.III - N. 41: "Prato japonês". Catalogado por Suzana Fernandes. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 29:
Prato pequeno sem marca. Não possui etiqueta, mas a ficha catalográfica faz referência à marcação do Catálogo Antigo: E.II.III - N. 39: "Prato travessa". Catalogado por Suzana Fernandes. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista.
Figuras 30A, 30B e 30C:
Relógio de prata, tipo de bolso, usado em suporte rústico de madeira. Possuía etiqueta - situada dentro do relógio, fazendo referência à marcação do Catálogo Antigo: E.I - N. 116: "Relógio de prata, antigo e histórico". Catalogado por Heloisa Barbuy. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 31A e31B:
Rosário da região de Lourdes (França), com barbante com 28 contas. Possui etiqueta rasgada; a ficha catalográfica faz referência à marcação do Catálogo Antigo: E.I - N. 145: "Rosário". É possível que esse objeto seja o referido nesta notícia do Correio Paulistano (05 dez. 1891, p. 1): "O sr. Aureliano Coutinho, de última hora, arrependeu-se de haver tomado a resolução de entrar para um convento. O hábito que S.S. já havia comprado teve outro destino. O rosário, esse foi destinado ao Museu Sertório para figurar ali como relíquia de retratação por S.S., apresentada ao Congresso Paulista" (grifos meus). É importante comentar que esse objeto deve ter ido parar na coleção no momento em que o Museu Sertório já havia sido doado para o governo estadual devido à data da notícia. Catalogado por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 32:
Serpentão feito de cobre, couro e metal. Instrumento musical de sopro (espécie de trombone antigo). Não possui etiqueta; consta na ficha catalográfica uma possível referência a essa peça no Catálogo Antigo: E.I - N. 38: "Instrumento musical antigo". Esse objeto pode ser o que aparece nesta notícia do Correio Paulistano (27 set. 1882, p. 2): "Naquelas coleções [de Sertório] há de tudo, raridades, curiosidades e monstruosidades de toda sorte: um serpentão antiquíssimo, instrumento de música, feito de sola, de feitio singularíssimo" (grifos meus). Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 33A e33B:
Tampa de sopeira de porcelana branca. Possuía etiqueta, localizada na parte inferior da tampa, fazendo referência à marcação do Catálogo Antigo: E.II.III - N. 25: "Sopeira com tampa (só existe a tampa)". Catalogada por Suzana Fernandes. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 34A, 34B e 34C:
Vara de aferição, supostamente de 1850. Inscrição: "52 | 53 | 54 | 57 | 666 | 7 | 68 | 69 | 70 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 / 65 | 48 | 63 | 46 ~42 ~40 ~47 | 39 | 41 | 8~8 50 -| 49 | 50 ~59 | 60 | 62 | 64 / 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82| 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92". Possui etiqueta fazendo referência à marcação do Catálogo Antigo: E.I - N. 80: "Vara antiga". Outra etiqueta rasgada traz as seguintes palavras: "... numa aferição foi em 16.../ ...rio do Ano do Barão de I...". Essa vara pode ser o objeto mencionado em Raffard (1977, p. 89, 1.ed. 1890)RAFFARD, Henrique. Alguns dias na Pauliceia. São Paulo: Academia Paulista de Letras, 1977. (Biblioteca Academia Paulista de Letras, 4). [1ª ed. 1890].: "(...) uma vara de medida que foi do Barão de Itapetininga com aferições antiquíssimas, sendo a primeira de 1666 (...)" (grifos meus). Catalogada por Adilson José de Almeida e Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 35A e35B:
Vara de aferição, cuja primeira aferição é de 1800, e a última, de 1817. Inscrição: "800 | 811 | 812 | 813 | 817". Possui etiqueta fazendo referência à marcação do Catálogo Antigo: E.I - N. 79: "Vara antiga". Catalogada por Adilson José de Almeida. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 36A e36B:
Moeda de prata 640 réis, do século XVII. Fabricante consta como Casa da Moeda da Bahia e desenhista/gravador, Domingos Ferreira Zambuja. Inscrição na Orla: "Petrvs II. D. G. Port. Et Bras. D."; no campo, escudo encimado por coroa média, ladeada pela data: "16-95"; à esquerda do escudo, o valor "640" e, à direita, três florões; do outro lado, na Orla: "Subq sign nata stab"; no campo, esfera armilar sobre Cruz da Ordem de Cristo. Na ficha catalográfica, aparece que a data de aquisição da peça foi em 1895, o que contraria a informação de que fazia parte da coleção Sertório. Consta ser uma das peças furtadas do Museu Paulista, em agosto de 2007. Catalogada por Ângela Ribeiro. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 37:
Lenço com "P" bordado encimado pela coroa imperial. Pertenceu a D. Pedro II. Foi deixado por ele na estação de seu nome (hoje Estação Central) em 1886. Há resquícios de etiqueta, e consta no Catálogo Antigo: E.I. - N. 191: "Lenço que foi de D. Pedro II". Raffard (1977, p. 89,1.ed.1890)RAFFARD, Henrique. Alguns dias na Pauliceia. São Paulo: Academia Paulista de Letras, 1977. (Biblioteca Academia Paulista de Letras, 4). [1ª ed. 1890]. faz menção à peça nesta passagem: "(...) um lenço que S. M. o Imperador deixou na estação D. Pedro II, no dia 5 de novembro de 1886 (este lenço é de linho branco, tem num canto um grande P gótico por baixo da coroa imperial) (...)". Catalogado por Marisa Basso. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 38:
Espada de metal e couro, do século XIX, com cabo com cabeça de leão dourado e brasão do Império. Pertenceu ao Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar. Não possui etiqueta, nem referência no Catálogo Antigo, mas outras fontes apontam a presença desse objeto na coleção Sertório. É possível que a menção de Koseritz (1980, p. 266, 1.ed. 1883)KOSERITZ, Carl von. Imagens do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1980. (Reconquista do Brasil; nova série; v. 22). [1ª ed. 1883]. refira-se a essa peça: "(...) a espada ornada de ouro do general Tobias (...)". Raffard também menciona duas espadas que pertenceram ao Brigadeiro Rafael Tobias. Catalogada por Adilson José de Almeida e Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 39A e 39B:
Fragmento de mármore com ramalhete de flores esculpido em alto relevo. Possui etiqueta que faz referência à marcação do Catálogo Antigo: E.II.III. - N. 117: "Pedaço de mármore com escultura". Catalogado por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 40:
Lanterna no formato de cilindro de metal pintado de vermelho. Pertenceu à Igreja de Santa Rita, Itu. Não possui etiqueta, mas coincide com a marcação do Catálogo Antigo: E.I. - N. 37: "'Lanterna' que foi do primeiro vigário de Itu". Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 41A e41B:
Bandeja pequena de charão. Possui etiqueta que faz referência à marcação do Catálogo Antigo: E.II.III. - N. 54: "Bandeijinha de charão" - mas na etiqueta o número 54 é seguido por um ponto de interrogação. Na ficha catalográfica consta que o doador foi o Coronel J.J. Raposo (mas consta em ficha anterior 'Oferta - Sr. Attílio Mancini 18-5-1937')". Catalogada por Joana Biava. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 42A e 42B:
Bandeja de papelão pequena. Possui etiqueta que faz referência à marcação do Catálogo Antigo: E.II.III - N. .91: "Salva de cartão". Na ficha catalográfica consta que o doador foi o Coronel J.J. Raposo. Catalogada por Joana Biava. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 43:
Manteigueira de cerâmica em formato de cesta com tampa com peixes em policromia. Original de Caldas da Rainha, Portugal, possuindo a marca "M. Mafra/ Caldas/ Portugal", com uma âncora, em relevo - Mafra foi uma manufatura de porcelanas criada em 1853, por Manuel Cypriano Gomes Mafra, em Caldas da Rainha, Portugal. Não possui etiqueta, mas a ficha catalográfica faz referência à marcação do Catálogo Antigo: E.II.III. - N: 79: "Manteigueira com peixes na tampa". Consta na ficha que o doador foi J.J. Raposo. Catalogada por Joana Biava. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 44:
Prato raso de faiança inglesa. Sob o prato, a marca "Kin-shan"; aba com motivos geométricos e florais em azul; ao centro, cena de jovem atravessando uma ponte. Não possui etiqueta, mas consta na ficha catalográfica referência à marcação do Catálogo Antigo: E.II.III. - N. 44: "Prato japonês". Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 45:
Tigela redonda em porcelana inglesa azul e branca, de origem inglesa, com a marca "Copeland Late Spode" "25" (o fabricante era a Manufatura W.T. Copeland). Não possui etiqueta, mas consta na ficha catalográfica referência à marcação do Catálogo Antigo: E.II.III. - N. 33: "Tijela azul". Consta na ficha que o doador foi J.J. Raposo. Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 46A, 46B, 46C e 46D:
Duas tigelas em cerâmica lisa branca com base circular. A tigela da figura 46A possui etiqueta, que faz referência à marcação do Catálogo Antigo: E.II.III. - N. 74: "Par de tigelas brancas, terracota, indústria nacional", enquanto a tigela da figura 46C possui a mesma marcação a lápis na sua base. Ainda consta na ficha que o signatário foi J.J. Raposo. Catalogadas por Joana Biava. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 47A e 47B:
Tigela em cerâmica lisa rósea com base circular. Possui etiqueta que faz referência à marcação do Catálogo Antigo: E.II.III. - N. 75: "Tigelas (4) avermelhadas, terracota, indústria nacional". Ainda consta na ficha que o signatário foi J.J. Raposo. Catalogada por Joana Biava. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 48:
Xícara e pires de cerâmica. Há parte faltante da asa e grande parte faltante do pires. Não possui etiqueta, mas consta na ficha catalográfica a marcação do Catálogo Antigo: E.II.III. - N. 61: "Par de xícaras com paisagem". No Museu Paulista, só consta apenas uma xícara. Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 49:
Casaco de veludo marrom; inscrição: "Barão de Tietê". Pertenceu ao Barão do Tietê, José Manuel da Silva (São Paulo, 1793; São Paulo, 27/03/1877). Consta na ficha catalográfica referência à marcação do Catálogo Antigo: E.I. - N. 55: "Casaca que foi do Barão do Tietê". Catalogado por Marisa Basso. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 50A e 50B:
Roupa de escravo, formada por calça e paletó/túnica. Não possui etiqueta, mas é possível que faça referência à seguinte marcação do Catálogo Antigo: E.I. - N. 56: "Jaqueta e calça branca (usado pelo escravo?)". Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 51A, 51B e 51C:
Paramento que pertenceu ao padre Diogo Antônio Feijó: casula, manípulo, estola e bolsa. A casula possui etiqueta com referência à marcação do Catálogo Antigo E.I. - N. 105: "Vestes sacerdotais de Feijó (3 peças)". A menção de Raffard (1977, p. 89, 1.ed. 1890)RAFFARD, Henrique. Alguns dias na Pauliceia. São Paulo: Academia Paulista de Letras, 1977. (Biblioteca Academia Paulista de Letras, 4). [1ª ed. 1890]. pode fazer referência a esta peça: "(...) as vestes sacerdotais que na sua Fazenda das Dores (município de Campinas), usava o Regente Pe. Feijó (...)". Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 52:
Conjunto formado por balança, pesos e caixa de aferição que guarda a balança e conjunto de pesos. Inscrições: (na tampa) "1863/ 064 / 1859 / 1860 / 1861 / 1857 / 1858 / 54 / 1849 / 1850 / 1851 / 52 / 1862 / 8653 / 1855" (na lateral) "1848" (na frente) "1856 / 18(?)7 / 1840 / 1841 / 18(?)2 / 1843 / 1847 / 1846 / 1845 / 1844". Pertenceu ao Sr. João Fernandes. Não possui etiqueta, mas descrição e histórico correspondem à marcação do Catálogo Antigo: E.I. -N. 85: "Balança que foi de João Fernandes (Santos)". Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 53:
Barômetro aneroide. Caixa quadrada de madeira, com alça e quatro pés de metal. Mostrador redondo. Internamente, caixa redonda com mostrador contendo os mecanismos em metal amarelo. Inscrições: "Tempestade Gde Chuva Chuva e Vento Variável B. Tempo Muito Seco". Não contém etiqueta, mas a descrição corresponde à do Catálogo Antigo: E.II.III N. 267: "Barômetro aneroide". Catalogado por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 54:
Instrumento de autopenitência de metal e ferro. Não possui etiqueta, mas descrição corresponde às do Catálogo Antigo: E.I. - N. 206: "Flagelário dos jesuítas (disciplina)", e N. 207: "Flagelário dos jesuítas (disciplina)". Koseritz (1980, p. 266, 1.ed. 1883)KOSERITZ, Carl von. Imagens do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1980. (Reconquista do Brasil; nova série; v. 22). [1ª ed. 1883]. menciona estas peças: "(...) Ali estão as disciplinas (instrumentos de flagelação) dos velhos conventos de São Paulo (...)". Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 55A e 55B:
Modelos topográficos. A figura 55A, à esquerda, constitui relevo em gesso sobre base de metal e moldura de madeira; inscrições: "PCIA S. PAULO 5ª COMARCA TERMO BRAGANÇA E ATHIBAIA ETC LEGENDADO POR CARLOS RATH". A figura 55B, à direita, consiste em relevo em gesso sobre base de cimento e moldura de madeira; inscrições: "PCIA S. PAULO 2ª COMARCA (...)". Não possuem etiquetas, mas descrições correspondem às marcações do Catálogo Antigo: E.I. - N. 100: "Quadro 'orográfico' da comarca de Bragança pelo Dr. Ratto" e N. 101: "Quadro 'orográfico' da comarca de Bragança pelo Dr. Ratto". Segundo informações coletadas no acervo de Carl Rath, no Instituto Martius Staden, Rath desenhou um mapa em relevo da região de Bragança e Atibaia em 1853. Ele ainda possuía uma coleção de pedras e minérios recolhidos em expedições por São Paulo. Inicialmente, ele a teria guardado na sua própria casa, mas depois a doou para o Museu Sertório. (Disponível em: <http: //crossmedia.tv/crossmedia/carlrath/menu.swf>. Acesso em: 11 fev. 2014). Raffard (1977, p. 89, 1.ed.1890)RAFFARD, Henrique. Alguns dias na Pauliceia. São Paulo: Academia Paulista de Letras, 1977. (Biblioteca Academia Paulista de Letras, 4). [1ª ed. 1890]. menciona estas peças na seguinte passagem: "(...) uma planta em relevo do terreno de Bragança e Atibaia, trabalho de Carlos Rath (...)". Catalogados por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 56:
Garrafa com figuras de osso, sendo possivelmente um objeto devocional. No interior há estrutura em formato de pináculo ou torre; base em madeira, com duas traves entrecruzadas de cujo centro parte o pináculo esculpido em osso, com suporte cruciforme, a meia-altura, e em cujas extremidades estão encaixadas, de modo alternado, figurinhas e cálices. Na base, encaixam-se quatro coruchéus também de osso. A garrafa traz no corpo, em relevo, a inscrição "Água de Flori/Murray y Lanman/ Droguistas/ New York". Possui etiqueta com inscrição: "E.II.III 20[...]", podendo fazer referência à marcação do Catálogo Antigo: E.II.III. - N. 208: "Garrafa (duas) com cruz dentro". Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 57:
Garrafa de vidro branco, cilíndrica, com gargalo curto, arrolhado, contendo no interior crucifixo de madeira. Na diagonal à frente da cruz, uma escada branca recortada em papelão ou lâmina de madeira. Um aro torcido em papel, à guisa de coroa de espinhos, pende da junção das traves da cruz no gargalo, externamente, está colado um retângulo de papel com inscrição manuscrita (v. Inscrições) / Inscrições: 'Feito por (...) elho (...) Caldas 926', manuscrito sobre papel colado no gargalo. Possui etiqueta com inscrição: "E.II.III [...]", podendo fazer referência à marcação do Catálogo Antigo: E.II.III. - N. 208: "Garrafa (duas) com cruz dentro". Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 58:
Garrafa de vidro verde-claro contendo no interior crucifixo de madeira com instrumentos alusivos à crucificação de Cristo. Na face anterior da cruz, à esquerda, há um alicate ou tenaz e na direita um martelo. No ponto onde estaria crucificado há um grampo de metal. Ponteiras da cruz recortadas em pinha. Inscrição "Chamisso" em relevo no corpo da garrafa. Possui etiqueta com marcação referente à do Catálogo Antigo E.II.III.208. "Garrafa (duas) com cruz dentro". Catalogada por Heloisa Barbuy. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 59:
Munição: projéteis para artilharia. O projétil à esquerda foi pintado com zarcão e contém inscrição "0". O outro foi pintado de vermelho e contém a inscrição: "5". Não possuem etiqueta, mas podem corresponder à referência do Catálogo Antigo: E.I. - N.36: "Coleção de 20 projéteis da Fortaleza de Santos". Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 60:
Castiçal em formato de duas bengalas cruzadas e uma cartola. Possui traços de etiqueta, mas não é possível identificar à qual marcação se refere. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 61:
Palmatória de madeira do século XIX. Não possui etiqueta, mas pode se referir à marcação do Catálogo Antigo: E.I. - N. 77: "Palmatória de fazenda". Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figuras 62A e 62B:
Medalha Inauguração da Estátua de Simón Bolívar. Medalha feita de estanho. ANV/Na Orla superior: "Simon Bolivar Libertatori" no campo: Monumento ao General em Caracas. No exergo a legenda: "Caracas MDCCCLXXIV". Acima da legenda, em linha horizontal: "Guzman Blanco". Moldura larga. REV/ Na orla superior: "Servitus Abrogatio" no campo: Sobre um rochedo, Simon Bolívar com bandeira na mão direita, olhando à direita. É possível que a seguinte notícia de jornal faça menção à peça: "Museu do Estado/O ilustre paulista dr. Manoel Martins Bonilha ofereceu ao nosso museu quatro mimos muito interessantes e curiosos (...)/ Uma medalha representando em uma face o general Bolívar subindo a cordilheira dos Andes e na outra a sua estátua que se acha colocada na praça principal da cidade de Caracas, capital federal dos Estados Unidos da Venezuela. (...)". O Estado de S. Paulo (07 ago. 1891, p. 2). Catalogada por Ângela Ribeiro. Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.
Figura 63:
Traje samurai de seda, feltro, tecido celulósico, algodão e linho, metal. É provável que a esta notícia de O Estado de S. Paulo (02 ago. 1891, p. 2) faça referência à peça: "Museu do Estado - O sr. Jacques Hesselring ofereceu ao Museu do Estado uma interessante e completa armadura de guerreiro japonês, que consta de couraça, capacete, máscara de ferro e outras peças". Catálogo eletrônico do Museu Paulista. Acervo do Museu Paulista/USP, São Paulo.