SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Memória dos desaparecidos: algumas estratégias visuaisIbicaba revisitada outra vez: espaço, escravidão e trabalho livre no oeste paulista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material

versão impressa ISSN 0101-4714versão On-line ISSN 1982-0267

Resumo

SCHMID, Aloísio Leoni; BERGMANN FILHO, Juarez  e  PEREIRA, Rodrigo Mateus. Em busca da identidade dos instrumentos musicais no Brasil: um estudo exploratório da literatura de cordel. An. mus. paul. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.279-300. ISSN 0101-4714.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672017v25n0111.

O presente trabalho procura, em consulta a uma coleção de 2340 obras da Literatura de Cordel, explorar identidades culturais presentes nos instrumentos musicais aparentemente mais populares junto à população cultora de tal forma literária - sertão nordestino e parte da Região Norte do Brasil - desde o final do século XIX até o presente. Há no trabalho o pressuposto de que a Literatura de Cordel representa, muito mais que o trabalho criativo dos seus autores, as práticas vigentes no grupo social que a origina. Assim, à procura de menções a instrumentos musicais, este estudo detém-se em alguns deles, pela frequência e relevância da sua caracterização: viola caipira, violão, violino, bandolim, rabeca, guitarra elétrica e piano. Instrumentos aparentemente próximos como a viola e o violão são vistos de formas muito distintas pela população considerada. A rabeca, instrumento popular, poucas vezes é citada. Outros instrumentos, como violino, bandolim, piano e guitarra elétrica, são retratados como instrumentos urbanos e menos conhecidos.

Palavras-chave : Literatura de Cordel; Instrumentos musicais; Cantoria; Viola caipira; Luteria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )