SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Ibicaba revisitada outra vez: espaço, escravidão e trabalho livre no oeste paulistaProvocando a Museologia: o pensamento geminal de Zbynek Z. Stránský e a Escola de Brno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material

versão impressa ISSN 0101-4714versão On-line ISSN 1982-0267

Resumo

BATISTA, Eduardo Luis Araújo de Oliveira. Iconografia tropical: motivos locais na arte colonial brasileira. An. mus. paul. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.359-401. ISSN 0101-4714.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672017v25n0113.

Este artigo estuda a representação visual da natureza tropical na arte sacra do período colonial brasileiro, entre os séculos XVI e XVIII, época em que as artes visuais do país se desenvolveram no contexto do barroco introduzido pelos missionários católicos. Foi na decoração das igrejas que apareceram algumas das primeiras representações artísticas de elementos da natureza local, notadamente as frutas tropicais, produzindo novas combinações junto à tradicional ornamentação fitomórfica europeia, constituída de folhas de acantos e vinhas. Após um levantamento das ocorrências dessas manifestações da temática local na decoração dos templos presentes nas regiões nordeste e sudeste do país, este trabalho aborda, nos textos dos viajantes e missionários produzidos no período, as interpretações cristãs da natureza tropical que permitiram o aproveitamento desses motivos como parte da estratégia de pregação e conversão católica por meio da alegorização moral e religiosa da natureza do Novo Mundo.

Palavras-chave : Barroco; Frutas Tropicais; Iconografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )