Acessibilidade / Reportar erro

Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva1 1 O presente artigo é uma versão ligeiramente modificada e reduzida do segundo capítulo de minha dissertação de mestrado, intitulada Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional (Lima Junior, 2015b). Agradeço aos funcionários do Museu Paulista, em especial Anna Laura de Andrade, Flavia Urzua, Tatiana Vasconcelos, Shirley Ribeiro e Rodrigo Irponi (Serviço de Documentação Histórica e Iconografia), e também a Kátia Maria Bruno Ferreira, Helton Wanderlei, Márcia Regina Pires Ribeiro e Simone Kruth (Biblioteca) pelo acesso a todos os documentos consultados e imprescindíveis para a escrita deste artigo. Agradeço ainda a Ana Paula Cavalcanti Simioni, Francislei Lima da Silva, Samuel Mendes Vieira e Sueli Mazze pela leitura tão criteriosa. Observo que os erros porventura existentes são todos meus.

From quills to brushes: the past of São Paulo (re)created in orders from Afonso Taunay to Oscar Pereira da Silva

RESUMO

O artigo tem por objeto as cinco pinturas de Oscar Pereira da Silva realizadas sob encomenda da diretoria do Museu Paulista na pessoa de Afonso Taunay e destinadas à sala Antiga Iconografia Paulista, aberta ao público em 1922. Atenta-se para a escolha das matrizes visuais selecionadas por Taunay, de autoria de Hercule Florence, Aimé-Adrien Taunay e Jean-Baptiste Debret, datadas das primeiras décadas do século XIX e ampliadas em óleo sobre tela por Pereira da Silva quase cem anos depois. Diante da escassa iconografia sobre o passado paulista, a produção de tais imagens, baseadas em documentos tidos como autênticos dentro da concepção histórica de Taunay, poderia informar os visitantes a respeito de temas relacionados à história de São Paulo, como as monções e as bandeiras. São discutidas ainda as alterações realizadas no momento da ampliação dos desenhos, gravuras e ilustrações tomadas como fontes visuais para as pinturas, com o objetivo de realçar ou obscurecer certos elementos contidos nessas imagens, adequando-as ao discurso exaltativo proposto pelo Museu. Suas portas eram reabertas justamente para celebrar o Centenário da Independência e demonstrar a pujança econômica e política do estado de São Paulo diante dos demais estados da federação, atribuindo-a a atos protagonizados pelos paulistas e compreendidos como heroicos.

PALAVRAS-CHAVE:
Afonso Taunay; Pintura; Oscar Pereira da Silva; Antiga iconografia paulista; Encomenda

Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br